IMPLANTE DENTÁRIO

O implante dental é apenas a parte fixada dentro do osso maxilar e que substitui a raiz de um dente.

O implante dental é a peça em titânio fixada no osso e que substitui a raiz de um dente perdido.

Sobre esta peça, após alguns meses, são instalados conectores que vão permitir a fixação da prótese sobre o implante.

É esta prótese que substitui a coroa do dente perdido. Aquela parte bonita, que aparece quando a pessoa sorri.

Assim, então, a restituição completa de um dente perdido é realizada com a instalação de um implante dental no osso, somada a uma prótese fixada  nesse implante.

O Implante dental é diferente da raiz de um dente.

Apesar de um implante dental ter a função de substituir a parte que corresponde à raiz de um dente, ele não possui o mesmo mecanismo de funcionamento de um dente natural. Principalmente, no que diz respeito à forma como estão presos nos ossos maxilares.

As raízes dentais não são presas diretamente nos ossos, como os implantes. Entre uma raiz natural e o osso maxilar existem estruturas chamadas  ligamentos periodontais.

Esses ligamentos conferem aos dentes uma proteção física que serve para amortecer os impactos mastigatórios e alertar sobre a presença de qualquer estrutura muito dura que possa danificar ou quebrar o dente durante a mastigação.

Assim, apesar do implante substituir o dente perdido com segurança, conforto e estética, é preciso ter sempre cuidado com alimentos duros. Afinal, eles não contam com os “amortecedores” de impacto naturais.

O implante dental necessita de tempo para ficar totalmente  integrado ao osso.

Os implantes dentais não possuem o funcionamento de um “parafuso” comum. O que realmente prende um implante ao osso maxilar é o processo de osseointegração, onde as células ósseas do osso maxilar integram-se quimicamente à superfície do implante dental.

Esse processo de osseointegração tem início logo após a cirurgia de instalação do implante dental. E se completa dependendo da qualidade óssea do paciente, do design e do tipo de superfície do implante dental  utilizado.

Apesar do processo completo de osseointegração leva r, em média, 6 meses para estar completo, antes disto o implante dental já pode estar  apto a receber uma coroa protética definitiva em porcelana.

Não existe o risco de rejeição biológica ao implante dental.

Os implantes dentais são confeccionados com uma liga em titânio, totalmente inerte. E materiais quimicamente inertes são 100% compatíveis com o  organismo humano. Não liberam nenhuma substância capaz de provocar qualquer tipo de rejeição pelo organismo.

Os casos de falha na osseointegração  representam menos de 10% dos casos instalados e devem-se a outros motivos, como infecção ainda existente no osso,  seleção incorreta do tipo de implante,  falhas técnicas e de assepsia durante a cirurgia ou, principalmente,  descuido do paciente no cumprimento das orientações passadas pelo cirurgião dentista, especialmente em relação ao controle da higiene bucal.

Em poucos casos o paciente pode sair com o dente no mesmo dia da instalação óssea do implante dental.

São muitos os casos em que o paciente já sai da consulta com o dente instalado sobre o implante. Esta técnica representa uma grande vantagem por já permitir o fechamento do espaço dental com um provisório fixado ao implante.

 

O melhor momento para instalar um implante é aquele em que não  haja infecção local .

É uma grande vantagem e facilitador da técnica, o implante dental ser instalado no mesmo instante em que a raiz dental  é removida . Esta vantagem significa menor necessidade de técnicas para reconstrução da gengiva ou osso ao redor do implante, uma vez que quanto maior o tempo entre a remoção da raiz dentária e a instalação do implante dental, maior a probabilidade da necessidade de uso de alguma técnica de reconstrução estética ou funcional do osso perdido.

 

Implantes dentais nacionais são tão eficientes e seguros quanto os importados.

Algumas vantagens dos implantes dentais importados dizem respeito à facilidade técnica de instalação pelo dentista, ao tempo que o paciente tem que esperar para colocar a prótese definitiva em porcelana após a instalação do implante dental e à universalidade de suas especificações, que permite a troca de conexões em qualquer lugar do mundo.

Porém, a longo prazo, os implantes dentais nacionais são tão eficientes quanto as marcas importadas . Não constituem, em hipótese alguma, um risco ou prejuízo ao paciente, o uso de implantes nacionais.

 

É possível colocar próteses em porcelana pura sobre implantes dentais.

Hoje já existem técnicas que permitem que toda a prótese dental conectada ao implante dental seja feita em porcelana, sem o uso de estrutura em metal. É uma grande vantagem quando necessitamos de todos os recursos estéticos para os dentes anteriores ou individuais.

 

Os implantes dentais podem necessitar de enxerto ósseo ou gengival.

É muito comum o tratamento com implante dental necessitar de enxerto ósseo ou gengival.

Muitas vezes o local que receberá um implante não possui a quantidade necessária de osso, tanto em largura quanto em altura, para a instalação segura de um implante.  O mesmo acontece com a gengiva. Em alguns casos têm-se apenas uma quantidade mínima de osso e gengiva, não sendo esta suficiente para a reconstrução estética ideal. Muitas vezes, a falta destas estruturas, além de comprometer a instalação do Implante, pode, ainda, causar problemas como o acúmulo de alimentos junto às próteses instaladas. E tudo isso deve ser pensado antes da instalação do implante.

As vantagens dos enxertos ósseos e gengivais são evidentes e objetos constantes das pesquisas em implantodontia.

( quando tem muita perda óssea , o osso e gengiva devem ser remodelados a partir de enxertos antes da instalação dos implantes.

O objetivo é promover excelente resultado estético e funcional.

 

Assim como os dentes, o acúmulo de placa bacteriana entre o implante e a gengiva pode causar doenças.

O acúmulo de placa bacteriana junto aos implantes dentais, decorrente da má higiene bucal, pode ocasionar a peri-implantite – a inflamação do osso que circunda e dá suporte ao implante dental. Isto representa um grande risco, podendo levar à perda do implante e a grandes falhas ósseas que comprometem a instalação de um novo implante.

O tratamento da peri-implantite é semelhante ao tratamento das gengivites e periodontites.

 

Pacientes fumantes e diabéticos controlados podem colocar implantes dentais.

Pacientes fumantes necessitam de um protocolo de parada do uso do cigarro por, pelo menos, 14 dias antes da instalação dos implantes dentais. É fato que estes pacientes  possuem maior propensão às falhas de osseointegração dos implantes, decorrentes, principalmente, da alteração química dos tecidos e células presentes na região cirúrgica. Vale atentar também para o fato do processo de osseointegração se dar de forma mais lenta do que em pacientes não fumantes.

Já os pacientes diabéticos controlados possuem índices de insucesso na osseointegração e manutenção dos implantes quase idêntica ao dos pacientes sadios.

Apenas os pacientes com diabetes descompensada, não devem ser submetidos a cirurgias para a instalação de implantes dentais.

 

Não há limite de idade para substituir dentaduras e outros tipos de próteses, por próteses fixas sobre implantes dentais.

Os idosos respondem muito bem às técnicas para a instalação dos implantes dentais, apresentando boa resposta de cicatrização óssea e osseointegração dos implantes dentais após a cirurgia.

A maior parte dos tratamentos odontológicos realizados em idosos é para a instalação de implantes dentais, substituindo dentaduras e próteses parciais removíveis. Os principais objetivos são devolver segurança, estética e conforto para a mastigação, solucionando problemas como dor e instabilidade durante a mastigação e a fala.

 

Implantes dentais não custam caro.

O tratamento odontológico com implantes exige muita responsabilidade e habilidade do dentista especialista  porque envolve um cuidados com o procedimento cirúrgico de instalação  de um pino de titânio em estrutura óssea. Os custos com treinamento, equipamentos cirúrgicos específicos, além do próprio implante, fazem parte dos custos gerais envolvidos no tratamento. Entretanto, o implante dental é um dispositivo que pode durar mais de 30 anos de uso, em máxima função.

O importante é ter em mente que são vários os tipos e marcas de implantes dentais. E usar marcas de referência, é fundamental.

PÁGINAS

Emergência 24H

A qualquer hora do dia e da noite, disponibilizamos profissionais para o atendimento odontológico de emergência.

Atendimento Bilíngue

Contamos com uma equipe de profissionais bilíngue, pronta para receber pacientes com o suporte necessário a todos os esclarecimentos solicitados.

Atendimento Kids

As crianças contam com um Spa Infantil para descontrair e aprender de forma divertida a cuidar melhor dos dentes.

Home Care

Os principais procedimentos
odontológicos realizados em sua casa ou no hospital!

Ligue Agora!!

(61) 99995-5586
Horário de Atendimento:
08h às 19h – Segunda a Sexta
08h às 12h – Sábado

Endereço:

St. de Habitações Individuais Sul QI 07, Bloco D, Loja 12, Comércio Local – Lago Sul, Brasília – DF – Brasil, CEP: 71615-740

Fale com a gente

T. (61) 3248-1140

E. spa@ritatrindade.com

E. SHIS QI 07 Bloco D – Comércio Local – Lago Sul, Brasília-DF – Brasil

Dentista No Lago Sul

Spa Médico Odontológico | Dentista em Brasilia DF, Lago Sul – SHIS QI 07 Bloco D – Comércio local

Conheça nosso grupo