A Bichectomia é uma técnica de 1980 consolidada mundialmente no meio científico, mas pouco difundida aqui no Brasil. O procedimento é feito para afinar o rosto, por meio da retirada de gordura das bochechas, denominada cientificamente como “Bola de Bichat”. Apesar de ser muito seguro e eficiente, como todo procedimento, há riscos e limitações.
A face é uma região que apresenta muitas estruturas nobres como veias, artérias, nervos e ductos salivares . Na respectiva região a ser operada para a Bichectomia, a área acessada localiza-se entre dois músculos da mastigação, de acesso simples por dentro da boca, próxima ao siso.
A cirurgia para retirar a “Bola de Bichat” pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação, fazendo uma incisão (1 a 3 cm) por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes. O procedimento dura em torno de 40 minutos. O processo de recuperação pós-operatória é muito semelhante à extração de um dente.
A cirurgiã dentista, Rita Trindade, explica que o volume na região, de maneira geral, não se relaciona com o ganho de peso. Trata-se de uma gordura diferente da que ganhamos quando engordamos, por isso pessoas com peso ideal procuram o procedimento.
“A bichectomia trata-se de uma cirurgia estético-funcional, pois além de deixar o rosto mais fino, o paciente ganha mais espaço para mastigação, parando com o desconforto de morder as bochechas involuntariamente. A cirurgia quando bem indicada e realizada aumenta o espaço da mastigação” ressalta a dentista.
Resultado Final
Em uma semana de pós-operatório os efeitos já podem ser notados, dependendo da pessoa. De modo geral, em dois meses os resultados já são completamente visíveis. A pessoa fica com o rosto mais fino e esbelto tendo a sensação visual de que está mais magra.
Na avaliação da Drª Rita Trindade, embora o procedimento pareça simples, como qualquer cirurgia, exige avaliação, indicação, exames pré-operatórios e cuidados pós- operatórios. “O procedimento é rápido, seguro e feito no consultório, desde que realizado por um profissional qualificado na técnica”, afirma a dentista.