Lentes de contato proporcionam um lindo sorriso que eleva a autoestima
O tratamento não invasivo alia odontologia e tecnologia
Uma das mais novas soluções para quem deseja dentes mais bonitos são as lentes de contato dentais ,facetas finíssimas de porcelana, com espessura que varia entre 0,3 mm a 0,8 mm e são aplicadas sobre a superfície do dente. Esses laminados cerâmicos são a mais forte tendência da odontologia estética e indicadas para adultos que possuem dentes espaçados após tratamento ortodôntico, desalinhamentos, para quem quer encobrir manchas ,grandes restaurações , dentes escurecidos , fraturas dentais .
As lentes de contato podem proporcionar um sorriso bonito com aparência natural em pouquíssimo tempo e têm atraído cada vez mais adeptos. Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, nos últimos 10 anos houve um aumento de cerca de 300% na procura por este tratamento.
Desde 1982 atuando na odontologia, a cirurgiã dentista Rita Trindade explica que o primeiro passo para quem tem interesse no tratamento é procurar um profissional especializado para uma avaliação. “ Caso realmente o tratamento seja necessário, o dentista realiza um desgaste mínimo nos dentes , devido à espessura ultrafina das lentes de contato. Dependendo da indicação, o dente não precisa sofrer desgaste , o que garante a maior preservação da estrutura dental.”
Rita Trindade explica ainda que “o tratamento com lente de contato dental é minucioso e previsível. Cada lente é planejada de acordo com a harmonia facial do paciente, e pode ser analisada digitalmente através de um sistema digital chamado DSD (Digital Smile Design). Este avanço tecnológico permite escanear os dentes, desenhar o novo sorriso no computador e apresentar uma simulação do resultado ao paciente. A presença do técnico em prótese dental, o protético, em conjunto com o cirurgião dentista, fortalece o vínculo de confiança e a excelência no resultado, valendo ressaltar a importância de uma avaliação minuciosa no caso de jovens , pela possibilidade de retração gengival após alguns anos nesta faixa etária .
Contra indicações
O método não é indicado para pacientes com problemas severos de alinhamento, oclusão e bruxismo. Como as lentes não são reparáveis, podem sofrer rachaduras ou até mesmo fraturas mais facilmente.
A aplicação da técnica também não é indicada para crianças e adolescentes e para quem já tem reabilitação protética. O tratamento com lentes de contato não substitui o tratamento ortodôntico. As lentes vão além da estética, Devolvem função e harmonização ao sorriso , melhorando a autoestima.
Duração
Consultas periódicas ao dentista, escovação e uso do fio dental tendem a aumentar a durabilidade das lentes de contato. Porém , vale frisar que as lentes não protegem os dentes de cáries , o que exige especial atenção com a higiene bucal.